Vida pós Covid-19: protocolos e novas regras de etiqueta social (parte 1)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Vida pós Covid-19: protocolos e novas regras de etiqueta social
Photo by Evgeni Tcherkasski on Unsplash

Depois da chegada do Covid-19, primeira onda, agora segunda onda, precisamos pensar como voltar à vida normal. Enquanto não há vacina, precisamos reinventar as regras da etiqueta social, lembrando que a responsabilidade pela vida de cada um é de todos. 

Aos poucos, os escritórios e comércios que tanto esperaram pelas suas reaberturas estão buscando maneiras de prevenir novas ondas de contágio. 

Para facilitar a sua volta e lhe dar mais tranquilidade em escolher out of offices fizemos um resumo dos protocolos  que deverão ser seguidos daqui em diante.

Você não pode deixar de ler até o final

Regra geral para todos de qualquer segmento 

1- Quem pode trabalhar remoto deve continuar remoto. Conforme já citamos em posts anteriores, muitos negócios e profissionais perceberam que é muito mais vantajoso trabalhar home office.

Diminuir o fluxo de pessoas em transportes públicos e locais de alta concentração de pessoas é uma meta a ser perseguida.

2- Distanciamento social de no mínimo 1,5m a 2m é essencial.

3- Se tiver sintomas do Covid-19 não saia da casa e comunique seus superiores ou colegas ou os responsáveis dos locais que você visitou recentemente.

4- Monitorar a temperatura corporal antes de entrar de ambientes fechados.

Photo by Dhaya Eddine Bentaleb on Unsplash
Vida pós Covid-19: protocolos e novas regras de etiqueta social

5- Ao chegar, higienize as mãos com água e sabão e seque com papel toalha descartável ou com álcool em gel 70%.

6- Higienizar novamente com álcool em gel 70% antes e depois de atendimento pessoal ou ter contato com qualquer superfície. 

7- Não compartilhar copos e garrafas, talheres, canetas e materiais de escritório de uso pessoal.

8- Mantenha o local de trabalho limpo: higienize a mesa e cadeiras ao chegar, ao voltar do almoço e quando deixar o trabalho. Limpe com papel descartável e álcool as maçanetas, puxadores de arquivos, interruptores de luz, botões de elevador, teclado e mouse de computador e tudo o que você tocar.

Para os botões de elevador você pode utilizar um palito de madeira descartável ou a ponta de uma chave (e não esqueça de higienizá-la assim que possível).

9- Use máscara sempre que for falar com outras pessoas e o tempo todo se houver outros na mesma sala.

10- Evite sentar próximo, de frente ou ao lado de outra pessoa.

11- Não beije, abrace ou aperte mãos quando cumprimentar. 12- Evite elevadores e em caso de necessidade extrema, certifique-se de manter distância mínima.

13- Os empreendimentos, escritórios e restaurantes devem ter máscaras descartáveis para serem oferecidas aos clientes e disponibilizar álcool 70% em gel e se possível, manter um local de fácil acesso com pia, água e sabão e toalhas descartáveis.

14- Manter as janelas abertas e os locais ventilados.

15- Não toque ou pegue revistas, prospectos, folders, jornais, controles remotos ou qualquer outro objeto que esteja à disposição de todos – as empresas devem retirar de circulação todos os itens de uso coletivo

16- Não aceite alimentos que não estejam embalados – o oferecimento está proibido.

17- O serviço de manobristas está suspenso temporariamente.

18- As medidas de prevenção e os protocolos adotados devem ser informados de todas as formas possíveis: via site, cartazes no local e cartilhas “take one”.

19- Leve sua garrafa de água ou copo. No caso de não tê-los, somente água em copos descartáveis e lacrados.

20-  As empresas deverão orientar os colaboradores que devem retornar ao trabalho nas suas sedes sobre  medidas de higiene necessárias ao utilizarem os meios de transporte público.

21- Os colaboradores que apresentem sintomas devem trabalhar remoto e permanecer em quarentena por 14 dias. Os que tiveram contato com pessoas doentes devem ficar 7 dias em isolamento social para ver se aparecem sintomas.  

22- Ao utilizar os serviços de restaurantes, bares e cafés, prefira os que tem áreas abertas e bem ventiladas e evite os self services.

Vida pós Covid-19: protocolos e novas regras de etiqueta social
Photo by Nick Bolton on Unsplash

Mesmo com Covid-19 cada vida conta

O mundo já passou por dias difíceis antes e estamos aqui, evoluindo e aprendendo.

Já foi pior, estima-se que em 1918 a gripe espanhola infectou mais de 500 milhões de pessoas e o número de mortos até hoje ninguém sabe ao certo, e pode ter chegado a 100 milhões.

Por essa breve comparação podemos ver que a ciência, a medicina e a qualidade de vida das pessoas melhorou bastante e nossa luta contra o Covid-19 tem sido mais efetiva, porém, cada vida conta. Cada pessoa que se foi era especial.

Pelo bem de todos precisamos seguir e fazer que sejam seguidos esses protocolos e regras.

O que você pensa sobre essas 22 regras que apresentamos? Deixe nos comentários.

Confira no próximo post os protocolos específicos das imobiliárias e dos comércios (inclusive restaurantes, bares e cafeterias)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *