Home Office, Trabalho Remoto, Flexível, teletrabalho: novas alternativas

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp
Home Office, Trabalho Remoto, Flexível, e-Telecommuting: novas alternativas
Photo by Damir Spanic on Unsplash

Ainda vamos discutir muito sobre os impactos acerca da nossa vida durante e pós pandemia. Home Office, Trabalho Remoto, Flexível e e-Telecommuting renovarão nossas perspectivas? Foram tantas mudanças e tantas situações tão novas e diferentes que precisaremos de tempo para digerir tudo isso.

E assim como a Gripe Espanhola marcou o início do século passado, o Coronavírus deixará seu rastro neste novo século e milênio.

Um dos setores que já está sentindo um forte abalo é a economia global. E quando uma crise entra por uma porta, milhares de postos de trabalho saem pela outra.

Felizmente a tecnologia, que até então era vista competindo e tirando oportunidades, agora é uma importante aliada para a retomada da vida de muitos ao redor do planeta.  

Home Office, Trabalho Remoto, Flexível, e-Telecommuting: novas alternativas
Photo by Ana María Alvarado Porras on Unsplash

Trabalhos tão adaptáveis com a água em estado líquido 

Quando falamos de trabalho remoto muitos logo pensam no home office como a única opção.

Se as novas ideias brotam do pensamento criativo e por isso não se esgotam, o trabalho exercido fora do ambiente tradicional segue essa tendência e se adequa, como a água em estado líquido, que pode se acomodar em qualquer tipo de recipiente, sem perder a sua essência. 

Estar remoto, quer dizer estar distante do tempo e/ou espaço e também estar conectado de forma digital, por tanto com apenas essas duas premissas colocadas, as possibilidades são infinitas em termos de local para estar. A tecnologia nos permite hoje estar conectado em qualquer que seja nossa localização que tenha acesso a internet, o celular é uma prova disso, ou você só usa a internet do seu smartphone quando esta em casa? Não né? Então por que o trabalho quando remoto precisa ser só em casa, percebem que não faz sentido?

Basta que as partes precisem uma da outra e que haja boa vontade para buscar as saídas sustentáveis e legais.

Por isso, há muitas opções de trabalho remoto, que pode ser flexibilizado de muitas formas, por tempo indeterminado, intermitente, por projetos, intercalado com períodos no escritório, etc.

A rotina executada porta fora da empresa não precisa seguir o seu regime de horário nem o ambiente escolhido necessita acompanhar a identidade visual vivida dentro da empresa.

Basta que o colaborador “vista a camisa da organização”, respire seus valores, se comprometa com a missão e comungue da mesma visão

man sitting near window holding phone and laptop
Home Office, Trabalho Remoto, Flexível, e-Telecommuting: novas alternativas
Photo by bruce mars on Unsplash

Teletrabalho mais forte que nunca

e-Telecommuting ou Teletrabalho como tem sido usado institucionalmente de maneira mais formal, é caracterizado por uma relação profissional que se desenvolve no meio digital através de ferramentas de gerenciamento, e-mails, aplicativos e telefonemas, e é associado erroneamente somente por Home Office ou pela sigla WFH (working from home) 

São tarefas que não requerem supervisão ou apenas mínima coordenação e dispensam o caráter face-to-face tão comum nos escritórios.

Já era muito aplicado em trabalhos facilmente mensuráveis, como programação, processamento, edição, digitação, criação, redação, sac, vendas por telefone, cobrança, contabilidade, secretariado remoto (agendamento, compras virtuais, atendimento telefônico remoto, gestão de arquivos em nuvem, etc), suporte técnico, entre outros.

Mas hoje ficou mais claro, para a maioria das pessoas que experimentou o trabalho remoto, que muitas outras atividades podem ser exercidas remotamente.

E podem ser exercidos de qualquer lugar depois que o isolamento acabar por completo! E novas formas de mensuração de desempenho podem ser adotadas.

Home Office, Trabalho Remoto, Flexível, Teletrabalho: novas alternativas
Photo by Damir Spanic on Unsplash

 

Anywhere ou nomadismo digital?

Com muitos negócios provando a ressaca do pós vírus, a tendência é se avaliar as necessidades de instalações que até então vinham acolhendo as equipes e ostentando o status quo das tradições organizacionais.

Provavelmente muitos empresários que se acostumaram a lidar com seus colaboradores via computador ou celular vão se perguntar: por que mesmo suportaram por tanto tempo os gastos tão pesados de suas antigas estruturas?

Seria hora de mudar ou esperar mais? Ficou com dúvida? Acesse nosso post sobre o OutooId.

Prosperidade disfarçada de crise

Mas, o fato é que investir em uma reeducação corporativa que possibilita as pessoas trabalharem de qualquer lugar (anywhere office) ou incentivar o nomadismo digital pode abrir muitas fronteiras para todos os envolvidos.

Trabalho em rede, crowd work, coworking, out of office, e todas as formas de colaboração desenvolvidas sob o conceito da GIG ECONOMY serão revitalizadas. Daqui em diante teremos de estar atentos para aproveitar o impulso que novos ventos darão aos barcos da prosperidade, ainda que disfarçado de crise.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *