Freelancer: como organizar sua vida para começar?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp
note paper, blue pen, and eyeglasses on white surface beside keyboard
Freelancer: como organizar sua vida para começar?
Photo by Plush Design Studio on Unsplash

Se está sobrando tempo e tédio, que tal repensar sua vida profissional? 

Apesar do alto preço que estamos pagando por esse recesso coletivo e forçado, o início da segunda década deste novo milênio nos deu aquilo que a gente mais queria: tempo para reorganizar a vida.

Infelizmente, esse tempo pode ter vindo com uma notícia amarga, como é uma demissão  ou suspensão de contrato, justamente em um momento de tantas incertezas.

Mas, não é hora de se jogar no sofá de moletom nem se afundar na escuridão de um estado depressivo, enquanto absorve junk foods e notícias tóxicas. 

É preciso se blindar e reagir!

Primeiro, cuide da saúde

Se você perdeu ou teve suspensa sua fonte de renda, pode estar muito triste e preocupado. Esses sentimentos são legítimos e demonstram que você é alguém responsável.

Porém, por mais difícil que seja, procure ser racional, gastar apenas o absolutamente necessário e opte por uma alimentação mais saudável.

Além de melhorar a sua qualidade de vida será muito mais barato que alimentos processados.

person holding white bowl with sliced lime and ginger inside
Freelancer: sol , limonada e comprometimento
Photo by Dominik Martin on Unsplash

Sol , limonada e comprometimento

O sol é um “alimento” que você precisa colocar no seu cardápio, nas refeições matinais. Melhora a disposição, previne depressões e é uma excelente fonte de vitamina D, muito importante para manter sua imunidade fortalecida e não sucumbir ao ataque de vírus ou bactérias.

Uma limonada ou um chá de limão, ambos feitos em casa, adoçados com mel (se possível) vão dar um reforço na sua vitamina C que é um excelente antioxidante e combate os radicais livre, melhorando seu ânimo e disposição.

Para tomar o sol da manhã você vai precisar pular da cama cedo e, enquanto caminha ou se exercita em algum canto da sua casa, pratique o mindfulness e se prepare para um dia intenso de planejamentos e pequenas e possíveis ações para colocar em prática a sua meta de iniciar sua carreira de freelancer.

Crie uma rotina de trabalho em casa, com horários programados para início, almoço, descanso e encerramento da atividade diária, após uma revisão do plano. Lembre-se de checar as ações cumpridas para medir sua performance e renovar seu comprometimento. 

Freelancer Full Time, é tempo de iniciar a carreira 

Bom, agora que você já cuidou do indispensável, mãos à obra.

Conhece a frase célebre de L. Gomes?

“ Enquanto uns choram, outros vendem lenços. É a filosofia da vida, enquanto você estiver mal, sempre terá alguém se beneficiando com isso.”

Organize sua vida para sair do lado de quem chora e comece a se preparar para vender os tais lenços.

Esse é um daqueles momentos raros que temos tempo para fazer aquelas coisas que de outra forma jamais sairiam do papel ou da caixinha dos planos nunca realizados – e que em algum momento viram frustrações acompanhadas da frase – Será que se eu tivesse tentado…

Comece pelo planejamento e experimente o planner, ele pode ajudar a manter o foco.

man reading book on balcony during daytim
Freelancer full time: plano de negócios
Photo by Austin Distel on Unsplash

Plano de negócios

Se você pretende aproveitar esse isolamento para iniciar uma carreira freelancer full time, precisa começar a pensar como autônomo e empresário.

Um plano de negócios vai ajudá-lo a visualizar melhor todas as etapas desse planejamento e como você poderá valorar o preço do seu trabalho.

O Sebrae tem um plano de negócios simplificado que pode ser preenchido e revisado sempre que necessário.

Part time freelancer e trabalho fixo

Se você tem um trabalho fixo e está em regime de home office é provável que não conseguirá se dedicar muitas horas todos os dias ao trabalho freelancer.

Calcule o tempo necessário para atender com qualidade e responsabilidade um número de clientes ou projetos e não sucumba à tentação de dizer sim para todo mundo e se queimar no mercado. A vida dá voltas.

Juntar-se a outros freelancers e trabalhar de forma coordenada em rede é uma boa opção.

Só não esqueça de colocar na sua agenda um tempo para sua família e seu lazer.

De funcionário a patrão

Mesmo trabalhando part time como freelancer você pode iniciar seu negócio próprio e, passo a passo, sem estresse, transformá-lo no seu trabalho full time. 

Ter em mente o que você realmente deseja e criar o hábito de fazer todo dia uma ação para alimentar esse propósito e o sonho é o mais importante.

É melhor você se dedicar todos os dias trinta minutos para dar um passo a mais em direção aos seus objetivos que esperar pelo fim de semana para fazê-lo. Um contratempo poderá chutar para longe seus objetivos e ficar quinze dias sem acessar seu projeto vai esfriar o seu empenho.

Quando você tem uma meta e cria pequenos espaços de tempo para executar as etapas, seu inconsciente mantém viva a emoção positiva que o moverá até ele.

Muitas grandes e prósperas empresas começaram nas crises e sobrevivem apesar delas.

Organizar sua vida para começar e persistir

Use as dificuldades como incentivo para se manter fiel ao seu propósito de prosperar como freelancer.

Assim disse o repentista e poeta Leandro Gomes de Barros (que era freelancer no início do milênio passado no Nordeste Brasileiro):

Minha inspiração surge dos sonhos não realizados, do dever não completado, da luta que ainda não acabou. 

photo of woman climbing mountain
Freelancer: organizar sua vida para começar e persistir
Photo by x ) on Unsplash

Bora começar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *