Mindfulness: 8 coisas que desmistificam e 5 formas de praticar

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mindfulness printed paper near window
Mindfulness: 8 coisas que desmistificam e 5 formas de praticar
Photo by Lesly Juarez on Unsplash

Em nosso texto  Mindfulness, você sabe o que é? falamos dos benefícios dessa prática.

Agora, vamos falar de oitos coisas que vão lhe ajudar a colocar essa ferramenta em seu dia a dia e como você pode iniciar sua prática, de forma simples e imediatamente.

Quanto mais cedo você começar, melhor.

No começo, você vai ter que se esforçar um pouquinho para criar a disciplina necessária para manter esse hábito nos primeiros 30 dias, mas depois, provavelmente ele fará parte da sua rotina, como é escovar os dentes.

Vamos praticar?

Mindfulness: contemplar a beleza é um exercício
fonte: The Telegraph


8 coisas para desmistificar o Mindfulness

Essas dicas são do site Jersey Shore Scene,  criado por Tracey Hall, uma garota que mora em Jersey, uma ilha do canal da Mancha e que criou esse espaço cibernético para que sua comunidade pudesse compartilhar seu conhecimento.

O lugar tem uma paisagem de beleza impressionante e isso pode ter ajudado muito na construção do Mindfulness dos seus moradores.

Aproveite essas dicas:

  1. Mindfulness não é uma prática exótica ou obscura. Como falamos em nosso texto anterior sobre o tema, é um acessório que vem de fábrica, e você pode até já estar praticando com outro nome … 
  2. Ele é bem simples e não tem nada complicado: todos nós estamos aptos a fazer a partir de agora e não requer nenhuma condição especial. E a ciência já demonstrou seus benefícios.
  3. Você não precisa mudar nada. Nenhuma solução que necessite de uma mudança de quem somos pode dar resultados duradouros.  O exercício de atenção plena nos ajuda a reconhecer e desfrutar de tudo o que temos de melhor em nós.
  4. É um fenômeno que tem um potencial transformador da sociedade, porque é democrático: qualquer pessoa pode fazê-lo independentemente das suas crenças. E é fácil de aprender.
  5. É para toda a vida e quanto mais você pratica, mais quer praticar. Faz com que despertemos nossa consciência. Nos ajuda a aprender a agir com mais consciência e senso de propósito em tudo que fazemos, diminuindo ou eliminando o stress.
  6. Provoca pequenas mudanças, mas constantes, que somadas, darão um melhor significado à sua vida.
  7. Pratique e comprove o que a ciência já atestou: traz benefícios para a saúde, proporciona equilíbrio emocional que resulta em aumento da felicidade e , maior satisfação no trabalho e relacionamentos.
  8. Isso gera inovação. Ao lidarmos com a crescente complexidade e incerteza do mundo, a atenção plena pode nos levar a respostas efetivas, resilientes e de baixo custo para problemas aparentemente que não toleramos. (ipsis litteris)

woman eating cotton candy
Mindfulness: viva intensamente cada momento da sua rotina
Photo by Valerie Elash on Unsplash

Como praticar Mindfulness?

Você pode trabalhar essa técnica executando praticamente tudo.

Basta manter o foco totalmente naquilo que você está fazendo e sentir e observar profundamente este momento, desenvolvendo uma atenção relaxada. Quando seu pensamento voar para longe, traga-o de volta sem brigar consigo mesmo. 

Desenvolver a paciência com você próprio é um dos objetivos dessa técnica.

Mas, para facilitar seu início, segue algumas dicas que retiramos do site Cristiane Rocha Thiel.

5 formas de praticar enquanto faz outra coisa

Mindfulness: viva intensamente cada momento da sua rotina
Photo by Abdiel Ibarra on Unsplash
  1. Caminhar – concentre-se primeiro na sensação dos seus pés tocando o chão, na aceleracao da sua respiração e em toda a movimentação do seu corpo.
  2. Comer – essa é uma atitude que fazemos, muitas vezes, automaticamente, enquanto assistimos a canais do Youtube ou Tv. Lendo e-mails ou respondendo mensagens. Pare, desligue-se de tudo e desfrute vagarosamente do sabor de cada porção. Mastigue calmamente, sinta passo a passo a fome ir embora. Lembre-se de respirar.
  3. Ouvir atentamente – outra ação que fazemos automaticamente e que, aos poucos, vamos ignorando aqueles sons que fazem parte da rotina. Pare agora de ler esse texto por um instante… O que você está ouvindo nesse momento? Motores de carro? Buzinas? Pássaros? Panelas batendo ou apenas o som da sua respiração?
  4. Escovação consciente – escovar os dentes é uma daquelas coisas que a gente faz a tanto tempo que nem pára para prestar atenção.  Qual é mesmo o sabor da sua pasta? Você consegue se lembrar do formato de cada dente? Pare de pensar em “abobrinhas” e dedique-se apenas a si mesmo nesse momento.
  5. Natureza – sentimo-nos tão afastados da nossa própria natureza, quanto mais da que nos rodeia… Você seria capaz de dizer em qual estação do ano estamos, apenas olhando a paisagem ao redor? Consegue se lembrar das diferentes folhas e suas nuances de cores (das árvores) que estão perto de você?

Agora que você já sabe como começar, aproveite cada momento de pausa para treinar.

No próximo texto sobre Mindfulness vamos dar dicas de lugares e aplicaticos que ajudam quem quer praticar! Esperamos você lá.

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